Processos históricos no pós-1945: bipolarização - a política vencida pelas armas?

Mundo bipolar (EUA x URSS), Guerra Fria, corrida armamentista, corrida espacial, Terceira Guerra Mundial, desastre nuclear... Expressões que atulharam os meios de comunicação dos diversos países do globo, entre os anos 1945 e 1990. O medo de um confronto que levasse ao "fim do mundo", ao extermínio da humanidade, estava bastante presente em corações e mentes, sendo intensamente estimulado pela propaganda de governos de ambos os lados e pelas instâncias midiáticas.

Mas havia espaço também para a crítica ácida, como prova o filme Dr. Fantástico (título original: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), de Stanley Kubrick (1964).
Vale conhecer algumas das sequências do filme, disponíveis no Youtube:

Sequência (dublada) em que o presidente dos EUA, na “Sala de Guerra”, é informado de que um general estadunidense ordenou um ataque nuclear à URSS:

Sequência (legendada) em que o general estadunidense que inicia um ataque nuclear à URSS, à revelia do presidente dos EUA, revela ao interlocutor britânico, durante o cerco à base militar que ocupam, suas profundas reflexões sobre a infiltração comunista, conectando a fluoretação da água, o perigo comunista e a necessidade de preservar a integridade de nossos “fluidos corporais”:

Sequência (em inglês) em que o presidente dos EUA comunica o ataque iminente à URSS ao líder soviético:

Vale conhecer!

Comentários