Processos históricos no pós-1945: bipolarização e abrigos nucleares

Filme lançado em 1999 tematiza a febre dos abrigos nucleares nos EUA - sintomaticamente, a narrativa começa em 1962, próximo de um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, a "Crise dos Mísseis".

"Blast from the past" (em português, o filme foi lançado como "De volta para o presente") trata da história de um cientista (vivido por Christopher Walken) e sua esposa (vivida por Sissy Spacek). O cientista constrói um engenhoso abrigo subterrâneo no terreno de sua própria casa e, confundido por um estrondo quando ele e a amulher estão no abrigo, resolve fechá-lo e ali passar 35 anos (tempo que seria necessário para a radiação perder seus efeitos). Neste período no abrigo subterrâneo, nasce o filho do casal, Adam (! - vivido por Brendan Fraser). Depois de 35 anos, Adam sai do abrigo para tentar repor mantimentos e verificar, afinal, como está o mundo (e, neste processo de descoberta, terá a ajuda de Eve -!!! - , personagem vivida por Alicia Silverstone).

Vale conhecer a maneira como um típico produto da indústria do entretenimento tratou dessas questões, dez anos depois da "queda do Muro":

http://www.youtube.com/watch?v=LhGsBGK-ucg&feature=related
(abertura com cenas de filmes ou imagens televisivas de inícios dos anos 1960 - até Fidel Castro aparece...)

http://www.youtube.com/watch?v=F--7DEp26Qo&feature=related
(Adam e seus primeiros contatos externos ao abrigo - em inglês)

http://www.youtube.com/watch?v=Fs8q80NG41s&feature=related
(testando conhecimentos... e descobrindo que as pessoas usam computadores em suas casas)

Comentários