Vanguardas russas: Alexandr Rodchenko

Abaixo, alguns dados sobre a trajetória de Aleksandr Rodchenko, artista plástico que se tornou mais conhecido pelo seu trabalho (genial) como fotógrafo.


Rodchenko, de costas, em sua mesa de trabalho




  • Aleksandr Mikhailovich Rodchenko nasceu em 1891, em São Petersburgo, Rússia. Seus pais não tinham posses: o pai, filho de um servo, trabalhava na coxia de um teatro, e a mãe trabalhava como lavadeira.
  • A família mudou-se por volta de 1900 para Kazan, onde Rodchenko iniciou os estudos de arte, que posteriormente prosseguiram em Moscou, no Instituto Stroganov. Conheceu, em 1914, em Kazan, Varvara Stepanova, que seria sua futura companheira. No mesmo ano, aderiu ao movimento futurista, após assistir a uma das performances de David BurliukVassili Kamenski e Vladimir Maiakóvski.
  • Seus primeiros desenhos abstratos, realizados em 1915 (ano em que se mudou para Moscou), tinham a influência de Malevitch. Em 1916, apresentou trabalhos em exposição organizada por Vladimir Tatlin, e que contou também com trabalhos de Malevitch, Popova, Exter, Udaltsova e o próprio Tatlin.
  • Identificando-se com o governo revolucionário bolcheviqueRodchenko começou a trabalhar em 1918 no escritório da Seção de Artes Visuais (IZO) de Moscou, ligada ao Comissariado de Esclarecimento
    do Povo (NARKOMPROS). Na IZO, chega a dirigir o Museu da Pintura de Moscou.
  • A partir de 1921Rodchenko voltou-se fortemente para a “arte aplicada” com compromisso de transformação social e rejeição de uma produção artística dependente de dom e inspiração – seria preciso  “apenas fazer, processar e construir” (perspectiva construtivista).
  • Foi nessa década que passou também a se dedicar mais intensamente à fotografia. Com Maiakóvski, atuou na elaboração de propaganda para várias empresas do governo (durante a NEP). Voltou-se para a produção gráfica, desde cartazes até a diagramação de revistas, como a LEF. Neste sentido, desenvolveu intenso trabalho de colaboração com Varvara Stepanova.
  • Foi acusado, nos inícios da década de 1930, de “formalismo burguês”.
  • Retomou a pintura em fins dos anos 1930interrompendo as atividades fotográficas em 1942.
  • Nos anos 1940, produziu algumas obras abstratas de caráter expressionista. Continuou a organizar exposições fotográficas para o governo.
  • Morreu em Moscou, em 1956.

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