Acontecimentos do pós-1945: ainda o(s) 11 de setembro

Muitos se perguntam as razões dos atentados de 11 de setembro de 2011 terem acontecido nesta data.
Talvez um documento possa fornecer uma chave interpretativa: o discurso do presidente George Bush (pai), pronunciado no Congresso dos EUA em 11 de setembro de 1990.


Nesse discurso, o presidente dos EUA comenta a "reação" promovida por ele frente à agressão do Iraque ao Kuwait, no que ficaria conhecido como "Guerra do Golfo".  
Alguns trechos do discurso são particularmente interessantes. Leia:

"[...] Nossos objetivos no Golfo Pérsico são claros, precisos e bem conhecidos: o Iraque deve se retirar do Kwait completamente, imediatamente e sem condição; o governo legítimo do Kwait deve ser restabelecido; a segurança e a estabilidade no Golfo Pérsico devem ser garantidas; os cidadãos americanos no estrangeiro devem ser protegidos. Essas metas não são apenas nossas. Eles foram endossados pelo Conselho de Segurança da ONU cinco vezes nas últimas semanas. A maior parte dos países compartilha nossa vontade de fazer respeitar esses princípios."

"[...] Nós nos encontramos hoje em um momento singular e extraordinário. A crise no Golfo Pérsico, malgrado sua gravidade, oferece uma rara ocasião para nos orientar para um período histórico de cooperação. Fora desses tempos tumultuados, nosso quinto objetivo, uma nova ordem mundial, pode surgir: uma nova era, menos ameaçada pelo terror, mais forte na busca da justiça e mais segura na procura da paz. Uma era onde todos os países do mundo, quer estejam no Ocidente ou no Oriente, ao Norte ou ao Sul, possam prosperar e viver em harmonia. [...] Hoje, esse novo mundo luta para nascer. Um mundo diferente do que conhecemos. Um mundo onde a primazia do direito suplante a lei da selva. Um mundo onde os estados reconheçam a responsabilidade comum de garantir a liberdade e a justiça. Um mundo onde os fortes respeitem os direitos dos mais fracos."

"[...] Os Estados Unidos e o mundo devem defender seus interesses comuns vitais. E nós o faremos.
Os Estados Unidos e o mundo devem sustentar a primazia do direito. E nós o faremos.
Os Estados Unidos e o mundo devem se opor à agressão. E nós o faremos.
E uma última coisa: ao perseguir esses objetivos, os Estados Unidos não se deixarão intimidar."

"[...] Uma vez mais, os Americanos se engajaram, deram adeus às famílias antes de embarcar para um lugar distante e desconhecido. Nesse momento, ao lados dos Árabes, dos Europeus, dos Asiáticos e dos Africanos,  eles defendem o princípio e o sonho de uma nova ordem mundial. É por isso que suam e penam na areia, sob o calor  e sob o sol." 



Para conhecer o discurso completo,em vídeo (em inglês), veja:

Para conhecer o discurso completo, transcrito (em inglês), ver:

Para conhecer um comentário musical sobre a "Nova Ordem Mundial" dos anos 1990, feita por Caetano Veloso, consulte:
(programa Ensaio, TV Cultura, ano 1994.)

Comentários