Acontecimentos do pós-1945: 11 de setembro de 2001


Em 11 de setembro de 2011, nos EUA, em Nova York, pouco antes das 9h, um avião comercial de transporte de passageiros atingiu uma das torres do World Trade Center; minutos depois, outro avião do mesmo tipo atingiu a outra torre. Por volta das 9h40, um terceiro avião similar se chocou contra o edifício do Pentágono, em Washington. Um quarto avião, também desviado de seu destino original, caiu na Pensilvânia (alvo provável: Casa Branca). Dois dos aviões eram da American Airlines, dois da United Airlines.


Em Nova York e em Washington, edifícios públicos e de organismos internacionais foram rapidamente evacuados. Por volta das 10h, a torre sul do World Trade Center desmoronou, e perto das 10h30 caiu a segunda torre. Ao meio-dia foi declarado Estado de Emergência em todo o país.
Os atentados resultaram em quase três mil mortos nos EUA e inauguraram a "Guerra ao Terror": logo após os atentados, o presidente dos EUA, George W. Bush, fez um pronunciamento à nação, em 15 de setembro, declarando que o país estava em guerra contra o terrorismo. Nos dias subseqüentes o primeiro-ministro britânico declarou seu apoio aos EUA e buscou mobilizar apoio a uma intervenção no Afeganistão. O governo do Afeganistão, liderado pelo Talibã, foi pressionado para entregar Osama Bin Laden, líder da organização Al Qaeda, que se supunha fosse o autor intelectual dos atentados e estivesse abrigado naquele país.


Em 7 de outubro os EUA invadiram o Afeganistão. Em 26 de outubro, George W. Bush assinou o “USA Patriot Act” (USA Patriot seria acrônimo de “Uniting (and) Strengthening America (by) Providing Appropriate Tools Required (to) Intercept (and) Obstruct Terrorism ). Com esse instrumento legal, vários direitos civis foram “relativizados”, sobretudo os de imigrantes e, em especial, os de estrangeiros de ascendência árabe ou religião islâmica. A retórica da  "Guerra ao Terror" criou o "Eixo do Mal", do qual faria supostamente parte o Iraque, que os EUA invadiriam em março de 2003 (operação “Shock and Awe” – Choque e pavor).


Muito se escreveu e refletiu sobre os atentados de 11 de Setembro de 2011. Algumas dessas reflexões foram sintetizadas por 11 cineastas no filme 11’09”01 – 11 de Setembro. Conheça aqui alguns desses episódios:
- o episódio de Samira Makhmalbaf, sobre refugiados afegãos na fronteira com o Irã, visto a partir da relação de uma professora com seus alunos (crianças): http://www.youtube.com/watch?v=igFX1znIx1o&feature=related
- o episódio dirigido por Sean Penn, abordando o 11 de setembro a partir da perspectiva de um viúvo solitário, morador de Nova York: http://www.youtube.com/watch?v=9h92e_YbTcI&feature=related
- o episódio dirigido por Ken Loach, que traça um paralelo entre o 11 de setembro de 2011 e o 11 de setembro de 1973, no Chile: http://www.youtube.com/watch?v=7vrSq4cievs





Janice Gonçalves

Comentários