Processos do Pós-45: Espetacularização


Ainda na esteira dos processos históricos ocorridos no pós-45, cabe falar da Espetacularização.

Muito ligado ao consumismo e ao avanço tecnológico, este processo repercutiu não apenas no campo social, mas também nas esferas políticas, de estratégia militar, etc.

Na lógica do que o escritor francês Guy Debord denominou de “sociedade do espetáculo”, vivemos em um mundo onde tudo é passível de ser televisionado, fotos e notícias de celebridades estampam jornais todos os dias e nada mais escapa ao nosso olhar. Nesse contexto, não somos mais meros espectadores, mas sim consumidores em potencial, prontos para sermos seduzidos por imagens advindas da indústria do entretenimento.

Por certo que a publicidade já existia nos jornais impressos e até nas rádios. Mas foi com a popularização da televisão que as propagandas ganharam uma maior dimensão, atores e atrizes de cinema viraram padrão de moda e a vida alheia passou a ser acompanhada como forma de diversão.

Sobre este tema, fica a indicação de filmes como O show de Truman (USA, 1998), cuja história é baseada na transformação da vida de um homem comum em programa de televisão e A doce vida (Itália/França, 1960), que nos permite pensar não apenas no papel da mídia e do entretenimento, mas também na Itália na primeira década do pós-guerra.



Texto elaborado por Antonio Shigueo Nakazima Junior
(voluntário do projeto de extensão "A aventura do documento")

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