Processos do Pós-45: Virtualização

  Outro processo histórico emergido no pós-45 é o da Virtualização. Intimamente ligado à Globalização e à Flexibilização, este processo também decorre da "explosão" tecnológica observada principalmente após a década de 1970.
  O mundo contemporâneo valoriza o moderno, aquilo que prescinde de um contato presencial, que pode ser resolvido à distância e em um único toque. É um mundo mediado por máquinas, por telas de toque sensível e que mudou não só a forma como interagimos com o espaço ao nosso redor, mas também com as outras pessoas. Tudo precisa ser rápido e prático.
  Hoje, fazemos compras pela internet, podemos ver e conversar com pessoas que estão do outro lado do mundo em tempo real, estamos rodeados de máquinas que são criadas para facilitar cada vez mais nossas vidas, o que nos faz sentir quase como no desenho dos Jetsons.

  Alguns filmes ajudam a pensar essa questão de tempo/espaço relativizada pelo avanço tecnológico (filmes como a trilogia Matrix e Wall.E), e de como esse processo pode ter implicação prática inclusive nos relacionamentos entre as pessoas (filme Medianeiras).




Texto elaborado por Antonio Shigueo Nakazima Junior
(voluntário do projeto de extensão "A aventura do documento")

Comentários