Processos do Pós-45: Espetacularização – pt. II


  Ainda no campo da Espetacularização, mais particularmente com relação a sua abrangência, cabe destacar os desdobramentos que tal processo teve sobre uma das práticas mais antigas dos homens: a guerra.

  A temática da guerra é amplamente explorada pela indústria cinematográfica, com a produção de inúmeros filmes que abordam todos os tipos de conflito; há filmes sobre as guerras mundiais, sobre batalhas específicas e até mesmo sobre confrontos imaginários.

  A existência de tantos filmes sobre esse gênero é um indicativo de que há um mercado considerável que consome tais produções. Entretanto, se na guerra retratada nos filmes figuramos como espectadores, no conforto do distanciamento da ficção e na segurança de nossas poltronas, a guerra real, mostrada pelos noticiários, é que se mostra capaz de nos sensibilizar e de provocar manifestações e efeitos na esfera política.
Foto mais conhecida da Guerra do Vietnã retrata menina fugindo de um ataque. Trang Bang, Vietnã, 08/06/1972. Foto: Nick Ut/AP
Foto mais conhecida da Guerra do Vietnã retrata menina fugindo de um ataque. Trang Bang, Vietnã, 08/06/1972. Foto: Nick Ut/AP
 
A Guerra do Vietnã foi o primeiro conflito de grandes proporções a receber cobertura televisiva em tempo real, e por essa razão chocou as pessoas ao mostrar os horrores da guerra no momento em que estavam ocorrendo.

Soldados norte-americanos emergem de suas trincheiras ao nascer do sol, depois da terceira noite de ataques contínuos dos norte-vietnamitas. 21/09/1966. Foto: Henri Huet/AP


Diversas manifestações contrárias à guerra surgiram nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo, exigindo o fim do conflito. 

Protesto contra a guerra no Vietnã” de Marc Riboud,  1967, Washington D.C.

 Com a televisão, a guerra teve ampliado seu alcance, e a população, tendo acesso às informações, passou a exigir esclarecimentos das autoridades. Vemos hoje que as declarações de guerras recebem uma cobertura especial da imprensa, com os governantes prestando satisfações à nação (GeorgeBush – Guerra do Golfo; George W. Bush – Guerra ao terror).

Além disso, a forma com que as guerras são mostradas pela TV se modificou, como podemos perceber pelas imagens que chegaram aos telespectadores, por exemplo, da Guerra do Golfo (vídeo Jornal Nacional sobre a guerra).


Para quem se interessa sobre a guerra do Vietnã, vale a pena conferir o especial do Jornal O Estado de São Paulo sobre o tema: http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/guerra-do-vietna-imagens-do-horror/



Texto elaborado por Antonio Shigueo Nakazima Junior
(voluntário do projeto de extensão "A aventura do documento")





Comentários